Realizamos o seu Teste Covid-19

Realizamos o seu Teste Covid-19

Que tipo de teste realizar para diagnosticar SARS-CoV-2?

No combate à pandemia da COVID-19 em que nos encontramos, existem essencialmente três tipos de testes diagnóstico recomendados pela Organização Mundial de Saúde e disponíveis na LusoClinic. São estes:

Image

Teste de deteção de RT-PCR Covid-19

Deteta a presença do vírus SARS-CoV-2.

Image

Teste serológico

Deteta a resposta imunitária contra o vírus (produção de anticorpos para a doença).

Image

Teste pesquisa antigénio

Nova geração de testes rápidos com caraterísticas melhoradas.

Conheça em Detalhe

Teste de deteção de RT-PCR Covid-19

O método utilizado é o RT-PCR (Real  Time Polymerase Chain Reaction). Este tipo de teste molecular assenta numa técnica altamente sensível e específica e, por isso, permite detetar o vírus ainda numa fase precoce de infeção. Apesar de detetar a presença do vírus, não permite saber se teve contacto prévio com o vírus SARS-CoV-2.

Os testes de base molecular permitem pressupor a natureza e a propagação do vírus em toda a população – uma informação fundamental para a confirmação de casos e orientação de diretrizes de isolamento para as entidades competentes. 

Como se realiza o teste?

 1º - Recolha de amostra através de uma zaragatoa inserida no nariz ou na parte posterior da garganta, num local adequado e realizada por um profissional de saúde munido de equipamento de proteção individual (EPI). 

2º - Preparação da amostra e envio para análise laboratorial, através da utilização de sistemas moleculares de grande porte.

Teste serológico

Os testes serológicos, ou imunoensaios, permitem detetar a resposta imunológica do corpo contra o vírus, isto é, a sua produção de anticorpos. Estão disponíveis em diversos formatos e variações e detetam se o corpo desenvolveu anticorpos contra o SARS-CoV-2, desenvolvidos apenas por quem já teve contacto com o vírus. Sabe-se, atualmente, que é possível ter anticorpos no sangue e não estar com infeção aguda.

Os anticorpos necessitam de cerca de 5-10 dias para se desenvolverem e serem detetáveis através de análises ao sangue. Tal como os testes moleculares, a realização de testes serológicos em grande escala fornece informações às entidades competentes sobre a taxa de exposição da população ao vírus. Permitindo, assim, direcionar esforços e tomar decisões mais conscientes em prol do combate ao vírus.

Como se realiza o teste?

O teste serológico é realizado através da colheita de uma amostra de sangue, a fim de detetar a presença de anticorpos (IgM e IgG). O nível de exatidão é fundamental e é definido pela sensibilidade – capacidade de detetar pessoas infetadas – do teste serológico, e pela sua especificidade – número de falsos positivos.

Assim,

Boa sensibilidade = muito poucos resultados falsos negativos

Boa especificidade = muito poucos resultados falsos positivos.

1º - Colheita de uma amostra de sangue, realizada por um profissional de saúde devidamente equipado (EPI).

2º - Preparação e análise da amostra de sangue em laboratórios clínicos dotados de grandes sistemas automatizados.

Teste pesquisa antigénio

A nova geração de testes rápidos de deteção de antigénio com caraterísticas melhoradas (com sensibilidade superior a 90%, de acordo com a informação do fabricante) coloca os testes rápidos de deteção de antigénio como uma escolha válida para a realização do diagnóstico de casos suspeitos de COVID-19.

Os testes de pesquisa de antigénio desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2, são testes maioritariamente imuno-cromatográficos que detetam proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2, produzidas pelo vírus replicante no trato respiratório.

Como se realiza o teste?

A realização destes testes implica a colheita de amostras do trato respiratório (normalmente, exsudado da nasofaringe) que não necessitam de ser submetidas ao processo de extração de ácidos nucleicos e permitem a obtenção de resultados num período de tempo curto (entre 10 a 30 minutos) sendo, na maioria dos casos, de leitura visual ou de leitura ótica em equipamento portátil.

Quem pode fazer Teste de Diagnóstico?

Os testes diagnóstico para a Covid-19 podem ser realizados por:

  • Pessoas que tiveram em contacto com doentes portadores (confirmados) de Covid-19.
  • Pessoas que pretendem tomar conhecimento se tiveram contacto prévio com o vírus.

Marque o seu teste diagnóstico à Covid-19 na LusoClinic.

Contacte-nos pelo 935 196 670